Jogos operatórios( deixe suas aulas dinâmicas)



Jogo Operatório CELSO ANTUNES


1- Nome
Cochicho

2- Objetivos Específicos
O Cochicho constitui importante estratégia motivadora, que desperta atenção e participação ativa do aluno. Pode ser realizado com alunos divididos em grupo, trio ou dupla e, seus resultados, ainda que expressem uma conquista grupal, permitem avaliar o desempenho individual de cada aluno envolvido.

3- Etapas
3.1) O professor precisa preparar, antes do início do jogo operatório, uma lista de questões objetivas, que explorem habilidades operatórias diferentes (comparar, analisar, sintetizar, criticar, deduzir, classificar, entre outras). Mesmo que a resposta a estas questões possa ser verdadeiro ou falso, estas podem abrigar múltiplas reflexões, como por exemplo, VVV/VVF/FVF, o que reduz a possibilidade de acerto acidental.

3.2) Iniciando o jogo, cada aluno deve dispor de uma tira de papel com cerca de 4cm de largura e 15cm de altura. Orientado pelo professor, deverá cortar a parte superior desta tira em um quadrado de, aproximadamente, 4cm x 4cm. Escreverá seu nome e, no verso, caso seja uma disputa entre grupos, o nome da equipe. Os pedaços de papel devem ser dispostos sobre a mesa do professor, formando pequenos montes para cada equipe.

3.3) O professor deverá tirar um papel de uma equipe e outro de outra, avisando sobre as duplas formadas sempre entre alunos de equipes diferentes. Caso o número de alunos na classe seja ímpar, é possível, com os últimos papéis sorteados, formarem-se trios. A um sinal do professor, os alunos sentam-se conforme as duplas formadas, levando a caneta e a parte restante da tira de papel, em cuja parte posterior anotarão apenas o nome da equipe.

3.4) O professor inicia o jogo lendo, pausadamente, a primeira questão. Após a leitura, solicita aos alunos que anotem a resposta, cuidando para que o parceiro não a copie. Solicita que as duplas confiram as respostas, apresentando a alternativa correta. Em cada dupla pode haver empate (os dois acertaram ou erraram) ou a vantagem de um ou de outro aluno. Imediatamente, o professor apresenta a segunda questão, procedendo como da primeira vez, e assim por diante, até a última questão da lista.

3.5) Concluída as respostas, cada aluno deve assinalar quantas questões acertou e o número de acertos anotado em sua tira de papel deverá ser homologado pelo colega. Terminada esta etapa, o professor solicita que os alunos de cada uma das equipes fiquem de pé e mencionem as questões que acertaram. Após totalizá-las, divide esse número pelo número de alunos e estabelece a média de acerto por equipe. Com os resultados, classifica o desempenho de cada equipe.


http://www.historiadigital.org/2009/06/jogos-operatorios-de-celso-antunes-para.html